Para facilitar a compreensão e aplicação do método, Maria Montessori o estruturou em 6 pilares
1 – Autoeducação
Por a criança ter a capacidade inata para aprender. Por esta desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, é-lhe dada a possibilidade de ele o explorar, investigar e pesquisar por si.
2 – Educação como ciência
Utilizado o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
3 – Educação Cósmica
Levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos, para esta pedagogia, significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
4 – Ambiente Preparado
Mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
5 – Adulto Preparado
Com o objectivo de guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
6 – Criança Equilibrada
Dar espaço ao desenvolvimento natural da mesma para esta expressar as características que lhe são inatas, nomeadamente o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem.
Para que tenhamos resultados é preciso que esses pilares sejam vividos em união na nossa família. Os maiores resultados que espera-se da aplicação conjunta desses pilares é uma criança plena, equilibrada e feliz.