Saiba a importância de investir na educação de robótica para crianças

Sabia que aulas de robótica para crianças estão sendo cada vez mais utilizadas para melhorar o aprendizado? Diferente do que muitos pensam, a robótica não está apenas ligada a cientistas superinteligentes ou a cálculos complicadíssimos, mas principalmente ao estímulo da criatividade e do raciocínio lógico nos pequenos.

Além disso, com o avanço tecnológico cada vez mais veloz, é importante que as crianças aprendam a lidar com a tecnologia de forma produtiva desde cedo. Além de prepará-las para a vida em um mundo digital, aulas de robótica também as capacitam para o mercado de trabalho do futuro. Já há inclusive as chamadas profissões do futuro, que precisarão muito de profissionais qualificados dessas áreas.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é robótica?

É bem provável que, ao pensar em um robô, imaginemos a figura humanizada de uma máquina, como em um filme de ficção futurista. Mas, hoje em dia, a robótica tem uma ampla gama de atuação e está presente nas indústrias, nos laboratórios de pesquisa e até mesmo em nossas casas.

A robótica é a ciência que estuda a elaboração, montagem e programação de robôs para execução de tarefas de forma automática. Robôs são principalmente utilizados em tarefas que necessitam de precisão e eficiência ou que sejam impossíveis para seres humanos, como operações no fundo do mar ou no espaço sideral.

Sendo uma área multidisciplinar, a robótica busca o desenvolvimento e a integração de técnicas e algoritmos para a criação de robôs. Para isso, é necessário envolver matérias como engenharia mecânica, engenharia elétrica, inteligência artificial, entre outras.

E o resultado dos protótipos da robótica é um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, com processos cada vez mais facilitados e atividades melhores cumpridas em prol da indústria, da saúde, da educação e muito mais!

Quais seus benefícios?

Por meio de aulas de robótica para crianças, diversos benefícios vêm à tona! Seu filho, por exemplo, será estimulado a ser mais criativo e a ter um melhor raciocínio lógico. A matemática também poderá ser ensinada de uma forma muito mais divertida e lúdica.

Outro ponto bacana que a robótica oferece é o desenvolvimento pessoal. Isso porque, antes de executar um projeto, as crianças precisam focar no planejamento da tarefa. Além disso, para pôr tudo em prática, vão precisar ser organizadas e ainda trabalhar em equipe. E todos esses atributos são muito importantes também na vida adulta!

Quais são as profissões do futuro?

Além de todos os benefícios imediatos que as crianças têm ao aprender robótica, há outra grande vantagem em longo prazo: elas serão melhor preparadas para as profissões do futuro. Sabemos que a tendência do mundo é de sempre se atualizar ainda mais, mas, para isso, haverá a necessidade de pessoas habilitadas a lidar com os assuntos tecnológicos. E a robótica é um deles!

Com um curso de robótica, as crianças podem aprender desde cedo sobre programação, por exemplo, que é um grande pré-requisito para muitas profissões futuras. Conheça algumas delas abaixo:

• Desenvolvedor de automação e robótica: É o profissional que cuida da execução de projetos automatizados. Também é responsável por programar, supervisionar e otimizar robôs;
  • Engenheiro de serviços: Faz vistorias de propostas de novos negócios, cuida do planejamento estratégico e operacional e também monitora parcerias estratégicas para execução dos serviços;
  • Engenheiro de testes: responsável por conduzir testes em softwares de produtos e checar se todo o sistema funciona bem.

Como podemos notar, o ensino de robótica para crianças é muito vantajoso, tanto em curto quanto em longo prazo. Além de serem estimulados, seus filhos estarão preparados para um futuro de sucesso! Mas, para dar o primeiro passo e escolher um curso de robótica para crianças, é preciso conhecer a melhor escola do ramo — e nesse assunto, é a Ctrl+Play que pode te ajudar!

Imagino que você também pode gostar de ler: