fbpx

Escola do Meu Filho, Como Escolher? checklist para escolher a melhor opção para seu filho

Uma das grandes preocupações da família diz respeito à educação que o filho receberá na escola ao longo de seu desenvolvimento. Essa é uma questão delicada, já que, existem diferentes linhas educacionais, que promovem a aprendizagem utilizando diferentes teorias e recursos, o que pode dificultar ou facilitar o processo de decisão.

Para auxiliar nesse desafio, separamos algumas dicas que vão te auxiliar a entender como escolher a escola do filho de modo que ela seja compatível com o que você espera para o futuro dele.

Veja, a seguir, alguns pontos principais a serem avaliados!

Antes de começar a busca, reflita sobre essa pergunta: Qual tipo de educação que eu quero para o meu filho? E é preciso lembrar que não falamos só para pais e mães, estamos sim falando para a família.

Sintonia entre escola e família

O primeiro passo na hora de escolher a escola do seu filho é ter em mente que tipo de educação você gostaria que ele tivesse, uma que esteja em acordo com as crenças e valores que permeiam sua casa, pois as duas caminharão juntas.

Depois reconhecer qual a sua visão, é hora de procurar qual escola se aproxima mais do perfil que você se enquadra, mas também considere os interesses de seu filho. É preciso que os interesses e estilos conversem, como uma família que tem uma forma mais tradicional de educar, colocar seu filho para estudar em uma escola mais flexível.

Linha pedagógica seguida pela escola

É interessante fazer uma pesquisa prévia sobre as linhas metodológicas de ensino para não cair em possíveis floreios que o orientador pedagógico possa fazer. Existem mais modelos e vertentes educacionais do que podemos imaginar, por isso é importante saber se a escola é firme quanto à sua metodologia e se ela é compatível com o que você conhece.

Mais do que conferir como a escola se autodenomina, vale a pena conversar com o diretor e o coordenador pedagógico, para entender como o projeto pedagógico é desenvolvido na prática, número de alunos por sala, se informar a respeito da equipe docente, se há investimento na educação continuada dos profissionais que ali trabalham.

Para verificar se o profissional sabe mesmo do que está falando, procure fazer perguntas práticas do tipo: “Que conteúdos meu filho vai aprender?”, “Como vocês estimulam o processo de aprendizado”, “Que tipo de atividades são oferecidas ao longo do dia?”, “Como é o tempo dedicado às brincadeiras?”.

Agenda e Comunicação da Escola

Se o seu filho ainda não fala, é muito importante verificar como acontece a comunicação da escola com os pais. Geralmente, a própria instituição oferece uma agenda na qual são marcadas observações básicas de alimentação, higiene e desenvolvimento. Além desse sistema, muitas instituições têm adotado aplicativos para celular.

Adequação às suas necessidades e prioridades

Alguns aspectos práticos devem ser levados em consideração, como o valor da mensalidade, a localização, o horário da aula, o calendário escolar, a grade curricular, a alimentação, os eventos comemorativos, entre outros detalhes que podem ser importantes para você.

O recomendável é que a família faça uma lista das prioridades e do que não pode faltar na escola, para que isso seja verificado mais facilmente na hora de buscar e pesquisar as opções de escola. É interessante que sejam feitas visitas à instituição, inclusive com seu filho, para que vocês percebam o ambiente, conheçam o espaço e vejam se tudo está dentro das suas expectativas, é importante também considerar as considerações de seu filho, isso facilitará na adaptação.

Atividades oferecidas pela Escola

As atividades oferecidas às crianças também dizem muito sobre a forma como a escola se compromete a estimular os pequenos. Normalmente, são ofertadas aulas de artes plásticas, música, educação física, além das tradicionais (motricidade, elementos da matemática, língua e literatura).

Algumas instituições vão além e disponibilizam aos seus alunos outras práticas, como horta, culinária, teatro, línguas e artes marciais.

Turnos disponíveis

Se você trabalha 8 horas e não tem com quem deixar seu filho no restante do dia, precisa avaliar seriamente o funcionamento do turno integral. Ao contrário do que muita gente pensa, possibilitar a permanência da criança em ambiente escolar durante todo o dia é uma oportunidade de incrementar seu desenvolvimento de forma sadia.

Experiência da Escola

Apesar de aquele colégio que abriu na rua onde você mora parecer ser um lugar bacana, com brinquedos novinhos e com uma proposta pedagógica interessante, não subestime o peso da experiência.

Escolas que têm mais tempo de mercado já passaram por várias tentativas-erro, encontraram sua identidade e possuem resultados comprovados. Além disso, instituições experientes costumam investir mais em professores capacitados e infraestrutura adequada.

Referências sobre a instituição

Obter informação nos dias de hoje é extremamente fácil e você deve usar isso ao seu favor. A começar pelo site, muitas instituições também divulgam seus projetos e atividades por meio das redes sociais, dessa forma você já pode ter algumas informações básicas para fazer uma primeira seleção. Mas você não deve parar por aí!

Busque opiniões e referências em seu meio de confiança, e você pode também tentar conversar com alguns pais e, principalmente, alunos no horário de entrada ou saída das crianças.

Adaptação às tendências futuras

A ideia tradicional de que escola serve apenas como local de apreensão de conteúdo tem deixado de fazer parte da nossa sociedade. Cada vez mais tendências e inovações têm aparecido e saber se a escola está aberta a elas é um ponto muito importante.

Uma das novidades do século XXI é a educação socioemocional, que acredita que o aluno deve aprender a desenvolver-se como um todo, exaltando o autoconhecimento, a resolução de conflitos, a convivência social, a inteligência emocional e as competências de relacionamento. Escolher uma escola que preza por esse tipo de educação é, sem dúvidas, um grande diferencial para o crescimento do seu filho.

Todo cuidado é pouco na hora de tomar essa decisão, afinal, grande parte da construção social e pessoal do seu filho dependerá da escola que ele frequentará ao longo de sua vida. Por isso é tão importante seguir essas dicas de como escolher a escola do filho!

O que você achou do artigo?

Sabe alguma outra dica para a escolha da escola para meu filho filho? Então compartilhe conosco sua opinião e experiência nos comentários abaixo!

Imagino que você também pode gostar de ler:

Pin It on Pinterest

Share This