MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

Pote da calma: um objeto que pode tranquilizar seu filho (e pode ser feito em casa facilmente!)

Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro.

Em especial o instrumento ajudaria as crianças a ficarem tranquilas para conseguirem escutar o que os pais ou os professores têm a dizer. O pote da calma é utilizado nos momentos em que as crianças precisam de alguns minutos para se acalmarem.

O vidro da calma tem glitter colorido e basta agitá-lo para criar um pouco de “magia”. O efeito chamaria a atenção da criança que, atraída pelo brilho, se volta para o momento presente.

É como ensinar as crianças a respirarem fundo nos momentos em que elas precisam ficar calmas para tentarem explicar suas tristezas, frustrações ou raivas, o que é muito difícil para elas.

Há muitas variações para a preparação do Calming Jar e nós escolhemos uma versão bem simples:

Veja como fácil de fazer uma série de potes com cores e efeitos variados.

Siga o passo a passo e alguns potes para se inspirar

Você vai precisar de:

• Um pote de vidro, de plástico (ou uma garrafa pet) com tampa;
  • Uma ou duas colheres de sopa de cola glitter;
  • Três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • Uma gota de corante alimentar;
  • Água quente.

Como fazer:

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para agitar o seu conteúdo.

Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Azul é a cor que mais inspira a calma.

A Escola Prisma adota o Método Montessoriano, Veja sobre a Escola Prisma e o Método Montessori.

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.

Ops…, Compartilhe essas nas suas redes sociais que você mais gosta, é só clicar nos botões abaixo!