A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Veja abaixo como criar um Quarto Montessoriano!

Quarto Montessoriano: Veja como criar um ambiente que estimula o aprendizado de seus filhinhos!

Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se assim de forma espontânea, criativa e saudável.

Desta forma, Maria Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, ou seja, não organizada para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensado para o bebê e não para uso de adultos.

Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. E este ponto é de fundamental importância, para o desenvolvimento da criatividade na criança.

Lembre-se: esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.

Quarto montessoriano: Acessibilidade, entenda o conceito!

Você já ouviu falar sobre o conceito Montessori? Ele foi criado por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana no século XX, e nunca esteve tão atual. A proposta desse método é estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que se expressem e aprendam por meio da liberdade.

Segundo a linha, os ambientes devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo – e tudo isso pode ser também aplicado na hora de montar o quartinho do filhote.

Proposta de decoração do quarto montessoriano

A proposta de decoração montessoriana defende que é preciso tentar fazer com que tudo esteja ao alcance da criança e no seu campo visual, para que ela tenha acesso livre a todos os objetos e desenvolva autonomia. Para isso, use sempre muitas estantes baixas, cadeiras e mesas proporcionais ao seu tamanho e camas baixas, além de quadrinhos na parede e enfeites em geral.

Ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior autonomia para as crianças – que podem deitar e levantar quando quiserem. Dispor os brinquedos de forma que elas possam pegá-los para brincar também é importante, dessa maneira, além do conceito de autonomia, o da organização também é trabalhado (afinal, os pequenos conseguirão guardar seus próprios objetos).

A ideia principal é que os filhotes explorem seu dormitório, para que cresçam livres e autoconfiantes.

Para ajudar você entender o que falamos neste post, selecionamos algumas fotos que mostram como o método pode ser aplicado nos quartos infantis. Veja e saiba mais um pouco sobre como montar o quarto Montessoriano para seus filhos!

Os espelhos

Os espelhos que são usados na proposta do quarto Montessoriano servem para que as crianças possam se conhecer melhor. Mas não se esqueça: é muito importante que o objeto seja de acrílico e esteja bem fixado na parede para que assim não oferecer nenhum riscos aos pequenos.

A importância dos livros

Todos nós sabemos da importância que os livros desempenham na educação de todos nós, principalmente na educação infantil. Então, para estimular ainda mais essa atividade tão importante que é a leitura, deixe os livros ao alcance dos pequenos.

O colchão no chão

Se você não acha legal e não quer colocar o colchão diretamente no chão, você pode optar por um estrado ou ou até mesmo um tapete de EVA embaixo do colchão.

Tudo na altura das crianças

Repare como a disposição dos objetos está sempre na altura das crianças. Além dos tradicionais brinquedos, você também pode colocar diversos objetos da casa (utensílios de cozinha que não oferecem nenhum risco aos pequenos, como colheres de pau, copos de plástico entre outros) para que assim os pequenos possam explorar da várias maneiras.

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.