Treze pontos de tomada de consciência

Veja Treze pontos de tomada de consciência aplicado no método Montessori

1. Baseia-se na observação da natureza da criança.
  2. Tem uma aplicabilidade universal.
  3. Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
  4. Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
  5. Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, iguais ou até superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
  6. Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Tal facto explica-se por se tratar de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
  7. Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
  8. Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria de acordo com suas necessidades individuais.
  9. Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
  10. Não necessita desenvolver o espírito de competição e a cada momento procura oferecer às crianças oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
  11. Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
  12. Propõe-se desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente as suas capacidades intelectuais.
  13. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação, escolhas independentes e os componentes emocionais.

Organização Curricular  |  Método  |  Materiais Didáticos  |  Os seis Pilares Educacionais

Escola Prisma Por um Mundo Melhor | Onde a auto-descoberta acontece.