Metodologia estimula aprendizado sem interferir no desenvolvimento da criança O método Montessori foi criado pela pedagoga, médica e educadora italiana Maria Montessori após a sua experiência trabalhando com crianças portadoras de necessidades especiais. A metodologia foi inicialmente aplicada nas escolas infantis da Itália e posteriormente se espalhou pelas instituições ao redor do mundo. No Brasil ela tem sido implementada desde 1910 e cada vez mais têm conquistado novos adeptos. Mas afinal, o que é o método Montessori?

A metodologia pedagógica visa contribuir com o desenvolvimento das crianças, sem interferir diretamente nele, como acontece na educação tradicional. Para a pedagoga, a criança pode ser estimulada a adquirir conhecimentos a partir de diferentes atividades com graus de dificuldade gradativos. Na educação montessoriana, a interferência demasiada dos adultos pode ser prejudicial ao aprendizado. Além disso, cada indivíduo possui um ritmo próprio, que deve ser respeitado.

Como funciona uma escola montessoriana

Para corroborar a sua filosofia, Maria Montessori desenvolveu um método aplicado ao campo pedagógico. Dessa forma, as escolas montessoriana possuem características próprias, baseadas nos princípios defendidos por sua filosofia. Confira abaixo algumas das principais características do método montessoriano no ambiente escolar:

• Diferentes estágios de aprendizagem, conforme o ritmo e interesse dos aprendizes- Utensílios do cotidiano são utilizados no processo de aprendizagem- Estudante tem papel ativo no aprendizado- Currículo multidisciplinar, que permite trabalhar um conteúdo a partir de diferentes disciplinas- Salas com alunos de diferentes idades- Estímulo ao autoconhecimento e autodisciplina.

Escola Montessoriana

Saiba o que é e como funciona uma Escola Montessoriana, Entenda os princípios e características da escola montessoriana.

Escola Montessoriana é a instituição de ensino que utiliza o método educacional criado pela educadora, pedagoga e médica italiana Maria Montessori. Formada no curso de medicina, ela trabalhou com crianças portadoras de necessidades especiais, e a partir dessa vivência desenvolveu o método montessoriano. Inicialmente aplicado nas escolas de educação infantil da Itália, a filosofia de ensino desenvolvida pela educadora se espalhou cada vez mais ao redor do mundo.

Quais são as características da educação montessoriana?

Uma das principais características da educação montessoriana é enxergar a criança como um indivíduo que precisa de estímulos para o seu desenvolvimento global. Dessa forma, o método Montessori acredita que o ato de educar vai além da simples transmissão de conteúdos, sendo um momento para o seu amadurecimento social, cognitivo, emocional, cultural, entre outros. Confira abaixo outros princípios montessorianos:

• Educação é ciência: o processo educativo deve ser baseado no método científico para compreender a criança e o ambiente educacional.
  • Educação Cósmica: o termo cosmos significa ordem, Na educação montessoriana acredita-se que o educador deve organizar o modo de levar o conhecimento à criança.
  • Ambiente preparado: o local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. Para isso, é comum que as escolas e lares montessorianos tenham espaços que atendem as necessidades das crianças, com mobília do tamanho de cada faixa etária, o que permite aos pequenos terem livre acesso aos materiais e móveis.

Como funciona a escola montessoriana?

A autoeducação é a principal característica da escola montessoriana. Nesse sentido, a criança é vista como personagem importante e com papel ativo no processo de aprendizagem. O aluno vai construindo o seu ritmo de aprendizagem e passa por diferentes estágios, que se tornam mais complexos conforme avança. Entende-se, portanto, que a aquisição dos conhecimentos, a aprendizagem em si, é um processo de dentro para fora, conforme o ritmo e interesse do aluno.
Na escola montessoriana o ambiente possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Por isso, a estrutura da escola montessoriana conta com espaços que permitem a livre circulação e movimentação dos estudantes. Além disso, as salas de aula e demais ambientes possuem materiais ao alcance da criança, organizados conforme o grau de dificuldade.

• A escola montessoriana utiliza utensílios do cotidiano da criança para auxiliar em seu aprendizado- As classes são compostas por estudantes de idades diferentes- O professor tem um papel de mediador do aprendizado- Os materiais utilizados são lúdicos, atraentes e de texturas, cores e formatos diferentes- Os alunos têm a liberdade para trabalhar em um assunto ou material de seu interesse pelo tempo que ache necessário- O currículo adotado pela escola montessoriana é multidisciplinar, trabalhando um assunto por meio de diferentes disciplinas.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

Imagino que você também pode gostar de ler: